História do MuayThai

O Muaythai é parte da história tailandesa e de seu patrimônio cultural a centenas de anos. Como acontece com a maioria das tradições, existem muitas versões sobre a história do Muaythai, mas todas as fontes concordam que Muaythai foi o método principal e mais eficaz de auto-defesa usado pelos guerreiros tailandeses nos campos de batalha, conflitos e guerras que ocorreram inúmeras vezes ao longo da história da nação agora conhecida como Tailândia. 

 

Durante este tempo, um manual de guerra chamado "Chupasart" foi escrito. Este manual enfatizou o uso marcial de cada parte do corpo. A filosofia implícita deste manual vai além da luta e do uso de armas, ele aponta que o mais importante é que devemos desenvolver compromisso total da mente, corpo e alma.

 

A primeira prática conhecida de Muaythai como um "esporte", fora e longe do calor e do caos do campo de batalha ocorreu durante o reinado do rei Prachao Sua (1697-1709 dC). Com um grande amor pela arte de combate, muitas vezes ele lutou incógnito em concursos locais da vila, muitas vezes batendo os campeões locais. Quando a nação estava em paz, para manter o exército ocupado muitas vezes ele ordenou-lhes treinar  Muaythai. Foi a partir desta época que as competições organizadas começaram a se desenvolver por todo o país.

Em 1774, o lendário Nai Khanom Dtom tornou o Muaythai famoso por sua batalha contra um grupo de birmaneses, enquanto ele era um prisioneiro de guerra na Birmânia. Ele foi capturado quando os birmaneses saqueavam e queimavam a antiga capital da Tailândia, Ayuddhaya. Ele derrotou dez dos melhores lutadores da Birmânia (Atual Myanmar), demonstrando todos os elementos do Muaythai, e uma vontade indomável de vencer pela honra e disposição para enfrentar quaisquer adversidades. Isso pode ser resumido como: "Nada pode estar contra você, exceto a si mesmo".

O Muaythai foi instituído no exercito Tailandês e seu treinamento militar é uma prática secular.

O mesmo ocorre com o povo Tailandês, que pratica esta arte marcial desde a tenra infância. O Muaythai logo se tornou um passatempo desportivo favorito para pessoas de todas as esferas da vida, tornando comum os "campings" de Muaythai estabelecidos por todo o país.

No início dos anos 1930, o Muaythai foi oficialmente registrado com regras e regulamentos,sendo assim o introduzido no mundo do desporto, e tornando o Muaythai um esporte internacional. 

Passou-se a utilizar lutas com "rounds", juntamente com oito divisões (categorias adaptadas do boxe), e neste momento os lutadores deixam de usar as cordas nas mãos e passam a usar oficialmente as luvas de boxe.

            Muaythai, escrito como um nome próprio, (tudo junto e com a primeira letra maiúscula), passou a ser a forma oficial de escrita desse esporte por meio de um decreto real datado de 2013, como forma de adequação as exigências do COI , e parte das ações adotadas pelos órgãos legisladores na campanha em busca do reconhecimento do Muaythai como esporte Olímpico.

            Tal reconhecimento (provisório) ocorreu em 06 de dezembro de 2016.

ASAMCO.png
INSTITUTO CARLOS CRUZ.png
AMDC.png
JUGUI.png
Copyright ©  - CBLAM - Todos os direitos reservados. Plágio é crime. 2017
by Guilherme F. & Antonio Dias